sábado, janeiro 14, 2006

Os cidadãos da Corte

No blog do Soube? (excelente, por sinal!) encontrei a explicação do "nobre" deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) para sua defesa ao recebimento dos dois salários adicionais da convocação extraordinária. Vejam: “Em um time de futebol há jogadores como o Ronaldinho, que ganham muito mais do que os reservas e o goleiro porque têm uma missão especial. Estamos falando do mesmo caso. Os deputados são "Ronaldinhos", e os civis comuns são os outros”.

Pois é... então os deputados são o equivalente a "Cidadãos Ronaldinhos". Isso me fez pensar que outros ciadãos teríamos na Corte da republiqueta de bananas. Algumas conclusões:

Cidadão Jesus Cristo: o messiânico, que "não possui pecados", foi traído pelo "Judas", o salvador da pátria. Seu representante? Lulla, é claro!

Cidadão Rasputin: articulador político e mago oculto dos bastidores do poder. Outra dedução óbvia: José Dirceu!!! Cabe também uma menção a Duda Mendonça.

Cidadão "Milagre da Multiplicação": neste ítem, há subcategorias. (1) Milagre da Multiplicação de dólares na cueca: Marcos Valério, Delúbio, presidentes de estatais/fundos de pensão, etc. E Duda Mendonça; (2) Milagre da Multiplicação dos Juros: Meirelles, Palocci et caterva.


Cidadão Jacobino: os mais radicais partidários da Revolução Francesa. Encaixam-se nessa categoria, os petistas mais à esquerda (que ainda não abandonaram o barco), o Psol e o PSTU.

Cidadão Fariseu: Politicamente, foram favoráveis a qualquer forma de governo que não opuzesse obstáculos ao seu culto. Se hay gobierno, soy a favor! Com elevavadas doses de fisiologismo, deixam-se seduzir por "mensalões" e nomeações. Outra obviedade: PP, PL, PTB e boa parte do PMDB. Duda Mendonça, idem.

Cidadão Thomas Hobbes: membro do verdadeiro Estado Soberano, se imagina acima das leis, considerando-se inimputável. Boa parte dos membros do judiciário. Duda Mendonça também mereceria um lugarzinho nessa categoria...

Cidadão Direita Volver! Impossível identificar, pois nenhum político que se preze neste país declara-se de direita.

Cidadão Neoliberal Denorex: "Parece, mas não é"; aquele que foi, sem nunca ter sido (risos). O representante maior dessa categoria: FHC!!

Cidadão Comum: todos nós que estamos sujeitos aos desmandos dos cidadãos acima mencionados!

Ufa!!! Contudo, após tantas categorias, ainda considero-me frustrada. Não consegui encontrar uma pertinente para PSDB/PFL. Gostaria da ajuda dos amigos para "enquadrar" a oposição. Outras sugestões também serão bem-vindas.

Atualização - Contribuição do Serjão: Cidadão Luka (a cantora). Fazem muito barulho e pouca ação. PSDB e PFL enquadram-se perfeitamente!!!
Tô nem aí, tô nem aí...
pode ficar no seu mundinho
eu não tô nem aí
tô nem aí, tô nem aí...
não vem falar dos seus problemas
que eu não vou ouvir...

14 Comments:

Blogger Serjão said...

Ótimo, Nat.PSDB e PFL fazem muito barulho e pouca ação por isso são cidadãos Luka (a cantora):
tô nem aí, tô nem aí...
pode ficar no seu mundinho
eu não tô nem aí
tô nem aí, tô nem aí...
não vem falar dos seus problemas
que eu não vou ouvir...

E vc falou certo, é só se posicionar de direita que a imprensa cai de pau. É melhor dizer que é "progressista". É mais bonitinho.

3:57 da tarde  
Blogger Saramar said...

Nat, você viu essa? Não contente em comprar a UNE, o presidente esfaqueado vai comprar outros estudantes (ou serão os mesmos? Huummm...agora me bateu uma dúvida!)
Veja o que achei:
"Cerca de 4,5 mil bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) vão receber auxílio de R$ 300 mensais, a partir de março, para custear despesas de transporte, alimentação e material didático. A bolsa-permanência será concedida a alunos de cursos integrais, cuja carga horária os impeça de trabalhar. Serão atendidos alunos que entraram no programa em 2005 e em 2006".

Agora que li essas "atividades que os impeçam de trabalhar" é que fui pensar. O texto pode estar se referindo a atividades políticas, o que acha?

Mais um mensalão!!! Estamos perdidos.

4:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

NAT

Tô de ressaca e sem imaginação nenhuma.
Muito bom artigo. Criativo.

1 cheiro.

5:07 da tarde  
Blogger Nat said...

Serjão,

Sua ótima sugestão já está postada acima!

Saramar,

Que vergonha!!! Mais uma forma de cooptar votos para esta excrescência de partido, em ano eleitoral!

Moita,

Modere as doses de Marvada (risos). E duvido de sua falta de imaginação, pois esta lhe sobraria até se estivesse inconsciente na sarjeta.

Grande abraço a todos!!!

5:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nat, nossos políticos são tão inúteis e tão interrogados que não repararam ainda que o povo não os engole.

6:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ahahahahah ótimo NAT! Bom final de semana.

6:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ótima lista, Nat.

Aproveito para agradecer a força. Não nos derrubarão!

6:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Beleza NAT!!! o link está perfeito! Thanks bom domingo!

9:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Maravilha já te linkei no meu bloguinho!Bjs

9:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

excelente post Nat! como sempre

2:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

NAT

Cidadão Urucubaca.

Vejam só:
Ter um Presidente que acredita em urucubaca, é demais pra mim.

5:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nat,
Cada dia tenho mais dificuldade em acompanhar esse meio político nacional. É um monte de caras de pau como nunca foi visto. O pior? é que não parece termos alternativa. Somente um fora Lula básico...
Abs, Carlos
www.euodeiolula.blig.ig.com.br

7:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work aston martin dbs v8 Advertising supported model for web site ink jet cd printers Neurontin 2b schizophenia bristol moving companies international What does drinking do to cholesterol effexor chronic pain Clark vacuum cleaners Sports protective eyewear

11:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »

5:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home