quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Afinal, quem é Roberto Jefferson?

Amigos,

Nos últimos dias, Roberto Jefferson ganhou novamente os holofotes, ao "legitimar"a lista de Furnas, afirmando que recebeu, de fato, os R$ 75 mil declarados no suposto documento. Mas vamos tentar analisar este político, à luz da razão. Antes de mais nada, um reconhecimento: Bob Jeff nos foi muito útil, ao descronstruir o mito da ética petista. Mas, não nos enganemos; só o fez porque sentiu-se traído pelo governo que apoiava.

Vamos começar por uma pequena biografia do dublê de tenor:

1- Jefferson conquistou notoriedade como advogado de pobres no popular "O Povo na TV", na década de 80. Na época, pesava 170 quilos e, como ele mesmo admite atualmente, "era um troglodita".

2- Em 1993, seu nome foi citado entre os envolvidos no esquema de propina na Comissão de Orçamento. Em 1994, durante depoimento, Jefferson chorou por duas vezes, lamentando o fato de sua família ter sido exposta.

3- Já no governo Fernando Henrique Cardoso, Jefferson teve papel fundamental para o rompimento do PSDB com o PFL: o então líder do PTB formalizou um bloco com a bancada tucana, permitindo que o deputado Aécio Neves concorresse à presidência da Câmara, vaga prometida ao pefelista Inocêncio Oliveira.

4- Apoiou Ciro Gomes à Presidência da República. Até então, comparava os petistas ao demônio.

5- Após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que, apesar das diferenças, PTB e PT se uniriam "com afeto". A partir daí, fixou uma estratégia: aceitar cargos pouco expressivos, como o Ministério do Turismo, para crescer dentro do governo e poder exigir mais. Com o crescimento da bancada, Roberto Jefferson começou a exigir mais e a se queixar publicamente do não-atendimento das reivindicações.

6- Maurício Marinho é flagrado pedindo propina, em nome de Roberto Jefferson. Sentindo-se abandonado pelo PT, resolve entregar o esquema do mensalão. O resto é história.

Pois é... este é nosso herói sem nenhum caráter. Roberto Jerfferson pensa apenas em Roberto Jefferson. E o que é melhor para Roberto Jefferson, agora? Enfraquecer os dois partidos (PT e PSDB), que provavelmente polarizarão as eleições presidenciais, e garantir o próximo mensalão para si e para seu partido.

Uma saga que (infelizmente) é a cara do Brasil!

20 Comments:

Blogger Serjão said...

Primeiro Sobre seu comentário lá em casa:
Nat, Se o impedimento fosse pedido e não conseguido, o cara ficaria fortalecido demais. A emenda seria pior do que o soneto. A classe imóvel a que me referi é a classe média e não a que vc citou que realmente está sobre o Braço do governo do PT. A classe média, que também forma opinião, é que é passiva, a não ser que doa muito no bolso. Mesmo doendo no coração como no caso dos Alunos do Pedro II ela não sai de casa não, Nat. E sem ela na na rua não há meio de comunicação que se sensibilize. Admiro a fé e confiança que vc tem no povo brasileiro. Eu lamento mas não tenho tanta. Mas vc há de convir que ela foi passiva demais neste processo onde há provas mais do que suficientes para tirar Lula do Poder. Parece até que tudo isso é normal. Ou o pior, que eles consideram isso normal. No mais concordo com seu comentário. O PT é ressentido, Collor não teve tempo para roubar mais e o projeto do PT para o País realmente inexiste. E eu não falei nada ao contrário. Só discordo de vc na questão do Impeachment. Se eu fosse dirigente da oposição eu iria pensar duas vezes em me aventurar numa dessa. As oposições brasileiras hoje não são partidos com militãncia intensa e não tem bases populares. Sem o apoio da Imprensa, da população e dos Movimentos Soiais (que sempre pró PT mesmo por que levam uma grana) a chance de dar errado era muito grande. Valeu pelo comentário. Um abração.

10:20 da tarde  
Blogger Serjão said...

Sobre o Bob Jef; Ele nunca foi meu herói não, Nat; Conheço a peça que é do Rio de Janeiro. Sempre foi assim e tenho até casos pessoais para falar dele. Foi útil enquanto durou, Já, já some; Não vai ter mais o poder de ser deputado influente. Um abraço

10:24 da tarde  
Blogger Ozéas said...

Repilo, R. Jefferson não é nosso herói, para mim é o bandido que entregou a quadrilha por não terem dividido o bolo igualmente após o assalto. É bandido, sempre foi.
É um dos lideres da máfia do material hospitalar no Rio de Janeiro.
Bjs

10:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nat, seja esse sujeito o que for, prestou um grande trabalho ao país. Mudar o caráter dele é coisa impossível.


Bj, Tambosi

P.S.: bom texto (não é de médica, certo?)
P.S.2: deixei uma resposta pra você no comentário que fizeste em meu blog - não chamaria de pritimitava a cultura islâmica...

bj, Tambosi

11:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nat,
seus comentários são sempre muito bons e engraçados. Eu também quase tive uma síncope sobre o texto da Globo. Que coisa! É inacreditável.

Ah...postei um comentariozinho no meu blog sobre o PSDB...

Abs
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

11:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o Serjão quanto ao impeachment. Operação arriscadíssima!
Beijocas

12:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nat, bom dia
A foto é chocante, nauseante.
Nauseante porque o herói brasileiro do milênio é essa figura que você mostrou em suas palavras.
Nem quero falar mais nada.

1:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ele é o retrato do político brasileiro e é um expert em fazer politicagem

1:23 da manhã  
Blogger Lúcia said...

O Brasil vai se notabilizar por suas tristes figuras.


Nat, preparei algo de especial aos meus ilustres visitantes.

2:38 da manhã  
Blogger Ricardo Rayol said...

Pelo menso nos livramos dele como cantor

11:03 da manhã  
Blogger Serjão said...

Nat, como vc colocou o ícone para tocar a música do dia? Existe algum site onde a gente possa baixá-lo? A música tem qye estra hospedada no computador? Um abraço

11:30 da manhã  
Blogger Peninha said...

Cara Sócia (será, você anda preguiçosa, agora é minha vez hehehe)
Esse Roberto Jeferson é um grande ator. Isso é inegável.
Só chiou e esperneou(e como) porque o incomPT tentou colocar no colo dele um cadáver sem o devido pagamento.
Os dois momentos dele com o Maligno,enquanto ministro (sai dai....) e depois deposto (não tenho nada contra ele....)são mais do que suficiente para ver que em questão de moral nenhum dos dois faz a mínima idéia do que seja isso.

11:41 da manhã  
Blogger tunico said...

Oi Nat, obrigado pela visita ao meu blog. Como diz o apedeuta, a gente fazemos parte de um grupo super distinto. Blogueiros políticos e unidos. E que ao mesmo tempo em que criticamos, nos divertimos também. Seu blog é ótimo. Aliás , os dois.Tenho acompanhado o marvada pinga mas esse eu não havia entrado ainda. Serei frequentrador habitual.

Aproveito para fazer a mesma pergunta da colega. como a gente põe musica no blog?

um abraço

1:20 da tarde  
Blogger Moita said...

NAT

O R. Jeferson é a encarnação de Macunaíma. Mas tem uma postura, mesmo sendo um estado de defesa e
movida por interesses próprios, que acho interessante.

Ele diz "roubei", é verdade. Pronto e acabou-se.

beijão.

3:22 da tarde  
Blogger Alexandre, The Great said...

Seu blog, aliado a qualidade dos comentaristas, dispensam qualquer quejando que porventura pudesse aduzir ao texto.

Parabéns!

3:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nat, boa tarde. São todos ladrões que brigam entre si, quando não se acham devidamente recompensados com o fruto do roubo, cometido nos cofres públicos. Farina do mesmo saco! :-) Bjs

4:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Digo, "farinha do mesmo saco"!

4:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://somagui.zip.net
An�lise eprfeita.
Fazer acordos politicos e ocupar cargos oriundos da vitoria nao e problema .O problema � o suso ilegal do dinheiro.

8:24 da tarde  
Blogger Camarada Arcanjo said...

Outro Macunaíma.

12:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

What a great site san jose rhinoplasty Bentley continental t head Free+mcse+training+video Dress designers in quebec plain paper fax machine Angeles facelift surgeon Where can i find star wars cupcake rings Outsourcing jobs affect on u.s. economy Mobile phones watchdog love hentai Free easter fun and games skin care orange county nose surgery rhinoplasty new york nose Wicker rattan outdoor furniture Liposuction age cost How much is chin liposuction rhinoplasty Simply accounting 2004 questions

8:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home