terça-feira, fevereiro 07, 2006

Maomé, Jesus Cristo, Buda...

Amigos,

Esta questão das charges de Maomé e a onda de protestos violentos gerada tem me incomodado (e muito!). Tudo bem, não sou muçulmana para entender o tipo de ofença que elas podem ter causado. Também não sou muito favorável que se desdenhe da religião alheia. Mas sei que um dos princípios inalienáveis da fé é a tolerância. Onde ela se encontra, quando lemos notícias de que embaixadas são queimadas em seu nome ou que mortes são provocadas?

A figura de Jesus Cristo tem servido como ícone pop há gerações. Filmes foram realizados e livros foram escritos mostrando o salvador como um hoem comum, cheio de pecados e até casado (com Maria Madalena). Vários protestaram. Mas não saíram por aí queimando estúdios/editoras e/ou matando pessoas. Apenas exerceram seu direito de protestar/repudiar pacificamente, sem ferir os princípios da liberdade.

Imaginem, então, se os católicos tivessem a mesma reação quando aquele bispo da Igreja Universal chutou a santa... seria legítimo queimá-lo, em nome da fé, em praça pública?

Ou então, se os EUA tivessem bombardeado todos os que comemoraram os atentados terroristas de set/01? (Quase TODOS os países muçulmanos).

O que pensar, então, do anti-semitismo, sobretudo, pregado pelos próprios muçulmanos que agora assumem o papel de vítimas do preconceito? Chamar os judeus de "cães infiéis" pode? Mas contanto que não mexam com Maomé...

E a Madonna simulando uma transa com um Jesus Cristo negão no clipe Like a Prayer? Merecia ela ser queimada na fogueira?

O tema religião é sempre complicado. Não há certo e errado. Mas, repito: tolerância é a palavra-chave. E liberdade de expressão, sempre!

Ps: A primeira imagem postada tem o nome monkey-christ...

20 Comments:

Blogger Ozéas said...

Estou de volta depois dessa “semana” estendida.
A casa ficou protegida pelos amigos enquanto refrescava a cabeça.
Obrigado pela companhia.
Bjs

10:01 da tarde  
Blogger Peninha said...

Cara Nat.
Esperar pensamento concreto de fundamentalista é como esperar o mesmo de ........você sabe quem. O Mulla.
A única coisa que interessa eles é matar infieis ou ir para o paraizo das 72 virgens.
Mas sem dúvida nenhuma é preciso ficar preocupado.

11:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nat, eles vivem na idade da pedra, e sob muita violência, daí deu nisso. :-) Bjs

11:45 da tarde  
Blogger Saramar said...

Nat, você está certa.
Os muçulmanos radicais vivem na idade das trevas e querem levar o mundo de volta pra lá.
Um absurdo muito perigoso.

Beijos

12:40 da manhã  
Blogger Santa said...

Nat querida, a briga começa entre alguns muçulmanos e um jornal e acaba em conflito de nações, vandalismo e mortes.Bem ao estilo dos fundamentalistas. Não duvide que Lulla se meta a pacificador e ainda vai querer nos convencer que é um profundo conhecedor dos tabus islâmicos.

Bjs

12:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nat, a tolerância é muito difícil entre os monoteísmos. Eles são donos da Verdade Absoluta. Os politeístas eram mais tolerantes: diferentes os deuses, nenhum podia se considerar Absoluto.

Eita, espécie complicada!

Bj, Tambosi

1:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nat eu tenho uma visão radical sobre religião, mas é inadmissível que em nome de um deus se cometa atrocidades ( aqui incluo desde as charges até os atos insanos de agressão e morte ) a chave está no respeito

2:42 da manhã  
Blogger Camarada Arcanjo said...

A questão é que apenas o cristiannismo considera o perdão antes do ato. O perdão é prévio, dai a confusão com tolerância.
Poucas são as religiões que enaltecem e consideram como uma virtudea tolerância, especialmente contra si.

A humanidade esta começando a purgar a religiosidade, testando seus limites. Muito perigoso, isso. A história demonstra que nas guerras motivadas pela religião, a bestialidade do homem extrapola qualquer limite imaginado, e embota a sensibilidade e a espiritualidade.

12:16 da tarde  
Blogger Camarada Arcanjo said...

rsrsrs
Só agora li o comentário da Santa. Ela tem razão! Parece até que estou vendo a cena:
O jornalista pergunta - Calango, o que você acha desse caso das charges? - e o calango responde.
-- Cumpanheiro, o Brasil quer uma cadeira no Conselho de segurança então eu vou fazer uma viagem á Noruega, outra á Dinamarca, vou também para a Finlândia (dizem que a vodka de lá é melhor que cahaça. ehehee) e depois vou ao Oriente Médio e depois...

E o calango vai passear...

12:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Humanos!!!
Simplesmente humanos!!!
Necessitam, em sua pequenez, acreditar em algo maior para dar sentido às suas vidas miseráveis.
Bjs

12:27 da tarde  
Blogger Camarada Arcanjo said...

Tolerância, né...

Vamos ver se as charges do concurso de charges do jornal mulçumano sobre o holocausto serão amplamente publicadas, em nome da liberdade de expressão e da tolerância secular?

Será que os mesmos jornais que publicaram as charges do maomé irão publicar estas do holocausto com o mesmo diletante conforto e naturalidade, que tiveram quando publicaram as outras?

A tolerância é virtude apenas no critianismo, budismo e outras poucas religiões.

O fato é, e isso sim é o que importa, que os dinamarqueses foram inseridos, forte e inteligentemente na mixórdia do oriente médio e adjacências.

1:34 da tarde  
Blogger Ricardo Rayol said...

Disse tudo querida

2:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No meu bloguinho, escrevi dois posts a respeito. Lá coloco a minha posição que, em parte, combina com a sua Nat. Mas reafirmo que sou ateu, embora respeite a posição ideológica das outrs pessoas, desde que não sejam fanáticas. Considero o fanatismo um coisa muito perigosa e que atenta contra a liberdade. O fanatismo é o caminho mais curto para as trevas.
Além disso faço uma crítica aos comentários de Clóvis Rossi e Carlos Heitor Cony.
Abs
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

7:07 da tarde  
Blogger Serjão said...

Não eu tento pensar com a cabeça dos caras que são assim há 2000 anos. Os intolerantes e tapados são eles. Nós, pelo contrário, somos inteligente e tolerantes. Capitou, querida amiga.

9:39 da tarde  
Blogger Cuba Livre! said...

Caraca! humanos!!!!???? kkkkkkkkk. Tudo bem abraços!

10:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://somagui.zip.net
Vc tem razao. Total. Mas pensa como crista. E Madonna � uma bocal.Ta pe0rdendo terreno e isso e justamente para falarmos dela.Quem sabe comecou a caducar?

11:00 da manhã  
Blogger Serjão said...

Nat: O ponto é entendê-los como são. O que nós chamamos liberdade de expressão eles tomam como provocação, apesar de não ser. Em nenhum momento eu dei razão a estes primatas. Apenas eu os entendo como primatas e sei como podem reagir como primatas caso provocados ou pseudamente provocados. Agora antes de tudo eu adepto do "free-will", Sou mesmo. De coração desde de que segure o barulho que vem depois. Quer entrar com a camisa da Força do Vasco na Raça do Flamengo? Vai lá, é direito de expressão. mas segura a onda depois. Um grande abraço

6:51 da tarde  
Blogger Serjão said...

Vim aqui mpara baixo para não atrapalhar seu Post
Vc disse concordando:
"se a oposição fosse às ruas, as falanges sindicais (e acrescento), militantes cegos petistas, Ongs, "movimentos sociais" protestariam de forma muto mais agressiva, violenta"
É isso mesmo, nat. E vc tem a dimensão do quanto Lula estaria fortalecido com isso? Ninguém iria segurar o cara, Nat. Com um política econômica que faz os Bancos Lucrarem bilhôes sem produzir um alfinete e com o apoio popular Imagine Abraços

10:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Claro está que vemos os islamitas como "atrasados". Negros africanos e Indígenas já foram vistos assim pelas elites e "deu no que deu"
O que se pergunta é por que não conseguimos evitar o confronto?
Quais seriam os caminhos para o estabelecimento de uma convivência harmônica, mesmo que isoladas culturalmente entre os povos islamitas e o resto do mundo?

11:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... Presentacion del diazepam Renault logistiknetz ersatzteil Combat tv series pictures Toy punp warehouse erectile dysfunction moving truck company Tramadol cheap discount online tramodol compact flash memory xxasdf Long distance moving companies http www.movers.com Bladder vs ureter cancer allied moving company long island moving company dluxmovers moving company north hollywood moving companies san jose ca dental plans of maryland baseball signatures

6:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home