domingo, fevereiro 26, 2006

Tudo começou com a rapaguaça (Parte VII)

Voltemos a 1981, domingo de carnaval. A galega, que mais tarde seria conhecida como papagaio de pirata, estava tendo o maior trabalho em curar a monumental ressaca do maridão molusco, que se acabara na noite anterior na folia regada a muita manguaça.

O Partido dos Trambiqueiros mal havia completado 1 ano. Nesse período , tudo o que se viu foi muito SAMBA do criolo doido, SUOR-de-Alambique do sapo barbudo que dia sim dia sim esbravejava em palanques e CERVEJA, pois elle também é filho de Deus, não?

Pensando bem, a década de 80 foi um eterno carnaval para a família batráquio e os girinos vermelhinhos do Partido das Toupeiras. Em 1982, a primeira candidatura a governador (obteve o 4o lugar). Lamentou a derrota abraçado a um barril de cachaça. O protótipo de Primeira-Muié precisou pedir reforços para conseguir afastá-lo do "cálice".

Em 83, participou da fundação do braço sindicalista/peleguista do Partido, a Central Única dos Travestidos (de trabalhadores). Em 1984, mesmo sem saber do que se tratava, subiu ao palanque para gritar: Diretas-Já! (dizem as más línguas que o molusco com cérebro de ameba, na verdade vociferava DIREITAS JÁ!, saudoso de Golbery) Em 1986, mais uma boquinha: é eleito deputado federal. Fora as duas pensões, agora recebia como parlamentar para ficar à toa.

A linha do tempo dá um salto para 1989. Nosso herói destituído de moral resolve pensar grande. "Vou concorrer ao melhor emprego deste País: o de presidente! Caso eleito, serei eternamente bajulado, vou morar de graça em uma mansão, terei um avião só meu e o melhor de tudo, não precisarei trabalhar” (profético, não?).

Mas não seria tão fácil realizar este sonho de consumo. Encontrou pela frente um tal de Caçador de Marajás que também caçava filhas bastardas e ex-cumpanheiras rancorosas. Deu no que deu... Por meses, o Apedeuta nada imberbe consolou-se com elevadas doses da famosa água que passarinho não bebe.

O início da década de 90 foi marcado pelo rancor por ter perdido as eleições. O calango, destituído de superego, simplesmente não aceitava a derrota. Culpava a tudo e a todos (a Zêlite, os 300 picaretas, o FMI, etc), menos a si mesmo e sua notória ignorância. Em uma das raras ocasiões em sua vida que leu alguma coisa, deparou-se com o termo xiita. A princípio, pensou se tratar de uma espécie de macaco. Depois, veio a entender que a palavra estava relacionada a membros de uma espécie de revolução (Irã) e também associada a palavras como "radical" e "caos".

Em mais uma célebre epifania etílica, pensou: vamos fazer uma oposição xiíta no País. O primeiro ato: anunciou a formação de governo paralelo para confrontar "colorido". Deu sorte. A coisa ficou preta para o homem que dizia ter aquilo roxo.

Em 1994, o farsante que coaxava resolveu tentar a sorte novamente e lançou-se, mais uma vez, candidato à presidência. Partiu em uma messiânica missão: a Caravana da Caninha, financiada pelo cumpadre que lhe havia cedido, por anos, uma casa para morar. Vejam o que elle aprendeu:

- RS: que a cachaça Velho Pescador é envelhecida por 1 ano em barris de Carvalho;
- SC: que bebe-se gelada a arrebenta-peito Solar;
- PR: que a marvada Manguaba é encontrada envelhecida (amarelada) ou branca;
- SP: Canna Schnaps, a branquinha paulista é composta com maçã;
- RJ: que a Paratiana é uma engasga-gato sem aditivos;
- MG: que a quebra-goela Boralina é produzida desde 1850;
- GO: que a meu-consolo Mercedes foca por 12 meses em tonéis de Pau-Brasil
- ES: que a branquinha Santa Terezinha vem numa garrafa parecida com a de Grappa
- BA: a Serra das Almas é uma assovio-de-cobra orgânica da Chapada Diamantina
- PE: a esquenta-por-dentro Flor do Limão tem... limão em sua composição (risos)
- PB: a mata-bicho Volúpia é amaciada em barris de Freijó
- PI: a Mangueira é uma danada que detém 50% do mercado do estado
- CE: a teimosa Chave de Ouro é envelhecida em tonéis de madeira...

Nos outros estados, lapsos de memória provocados pelo excesso de consumo de "Xarope-de-bebo" não permitiram que a lista fosse completada (risos).

Amanhã, o capítulo final da saga (ufa!):

1- Na segunda vez, também não levou... nem na terceira. Mas na quarta, começa o luto.

Ps: É carnaval, é a doce ilusão, é promessa de vida no meu coração. (risos) Chega de post scripitum pessimista. Em outubro ele cai!!! E vamos todos cantar: Chora.. Não vou ligar, não vou ligar, chegou a hora, vai me pagar. Pode chorar, pode chorar... (...) Vou festejar, vou festejar, o seu sofrer, o seu penar!

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa tarde carnavalesca Nat!! Você me delicia com seus textos. Mas vou extrair seu comentário carnavalesco para o meu bloguinho, com seu link e créditos, para que mais possam ler essa maravilhosa "rapaguaça" na íntegra! rsrs. ;-) Bjs, bom carnaval!

2:21 da tarde  
Blogger Rose said...

Nat,
Vai faltar goró p/ elle afogar as mágoas em outubro.

4:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excelente texto. Mas tem um leve erro. Vc disse que ele leu a palavra XIITA. Cruz credo! Ele OUVIU a palavra dita pelos sabichoes da USP! No meu blogue so porque eu disse que o homem na o quis estudar quase apanhei de dois .Ele ainda tem defensores sim.

5:49 da tarde  
Blogger Serjão said...

Nat; Que pesquisa vc fez em termos de aquardente. Voisa para tese de mestrado. Vc me fez lembrar das imbecis caravana da cidadania e governo paraleleo. Que coisas mais ridículas,Um forte abraço e parabéns pelo Post.
Em tempo, sobre seu comentário lá no Rayol: Lian e Noel Gallagher (do Oasis) na granja do torto pedindo a benção do apedeuta? Chance zero.

11:12 da tarde  
Blogger Alice said...

Olá , convidando vc e a todos os amigos da Elaine , tem festinha prá ela no Alice ,pelo seu aniversário .
Brigada .

1:02 da manhã  
Blogger Santa said...

Nat, que maravilha!! Este texto depois de concluído pode ter farta distribuição.

Bjs

8:16 da manhã  
Blogger Peninha said...

Cara Nat
Testei TODAS as suas receitas(Do Mulla) e fiquei tão feliiiiiiiizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.
Hic,,,,,,bão carnavar............

1:12 da tarde  
Blogger Moita said...

NAT

Já comprei ingresso pra primeira fila.

1:30 da tarde  
Blogger Lata Mágica Recife said...

Boas noticias amigos, conhecemos o Jornalista e Fotografo Paul Sullivan, que está no Recife para prestigiar o projeto Porto Musical. Ele levará nosso material fotográfico para uma exposição em Londres.

Agradecemos o apoio e incentivo de vocês.

Odilene & Willam

3:12 da tarde  
Blogger Cuba Livre! said...

Menina Nat as suas rapaguaças são um arraso...arrasou menina!! Abraços!

3:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é querida Nat, depois dessa saga, pelo menos aprendemos que *água que passarinho não bebe* ( essa é antiha !) serve para esquecer o sapo que temos que engolir

2:37 da manhã  
Blogger Camarada Arcanjo said...

hahahaha
Opss! Cai da cadeira de tanto rir..
Tô voltando.. hahaha

Nat, você está de parabéns, escreve que é uma delícia. A "Saga do Batráquio" escrita por você é uma comédia excelente: O texto flui rápido; as gargalhadas, umas afloram suaves, outras explodem; e no final, eu fico olhando para o texto com pena que acabou, por hoje.
Você não pode parar com a "Saga" de jeito nenhum. Muito didática, cachaça também é cultura brasileira.

11:05 da manhã  
Blogger Camarada Arcanjo said...

Ah!
O teu Ps está ótimo! O Samba otimista está perfeito e estou cantando junto.

Chora.. Não vou ligar, não vou ligar, chegou a hora, vai me pagar. Pode chorar, pode chorar... (...) Vou festejar, vou festejar, o seu sofrer, o seu penar!
:D

11:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. Autographed new york yankee home plate children coat rack black pussy dinners club visa and mastercard reiglas coat of arms Pda acer n35 Dress girl jessica mcclintock Beuchat genesis watch Real fast drugstore Give me my colored coat surveillance Long denim tube dress dsl internet service provider Seroquel rxlist Do it yourself kitchen counter

10:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! http://www.amateurmaturetits.info/Art-of-foot-fetish.html Oldsmobile cutlass supreme fe3 Buy order buspar online Business consumer goods and services eyewear optical Dell compatiable ink cartridges Bureau farm insurance job http://www.laptop-batteries-4.info/Antispam.html verona convertible cribs Quotes from full metal jacket Topamax bipolar fps football pro '97 Zocor ingredients Ford dealer chicago oldsmobile delta 98 parts manufacture of paintballs Oldsmobile aurora 1996 gt4 bentley cheat Health plan administrator Black opal skin care Eppler family coat of arms

6:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home