quarta-feira, março 08, 2006

Abaixo o Dia da Mulher

Texto de Guilherme Fiuza, publicado em 10/03/04. Concordo em gênero, número e grau (risos).




Abaixo o Dia da Mulher

Axilas empapadas de suor, barba por fazer e as mãos gordas e peludas gesticulando em primeiro plano, Miro Teixeira acabara de descer de um morro no Rio de Janeiro, em campanha eleitoral, quando soltou a frase imortal: “A mulher, negra e favelada sou eu”. Tendo entre seus concorrentes a senadora Benedita da Silva, ele queria dizer que era a sua, na verdade, a candidatura popular. Mulher, àquela altura, já tinha virado adjetivo, ou advérbio de extratificação social. E é essa mulher abstrata, adverbial, que o mundo homenageia burocraticamente uma vez por ano.

O maior movimento feminino de massas que se podia realizar nos dias de hoje seria uma campanha pelo fim do Dia Internacional da Mulher. Uma comissão de damas notáveis da sociedade mundial – auto-selecionadas entre aquelas que nunca participam de comissões – divulgaria sua mensagem: Propomos que, doravante, 8 de março passe a ser o Dia do Mico-Leão Dourado. Ou o Dia da Empregada Doméstica. Ou o Dia do Aposentado.

Revogado enfim o Dia da Mulher, as mulheres iam ver o que é libertação de verdade. No ano seguinte, já não teriam que dar de cara com aquelas fotos de chefes de Estado cercados de secretárias e auxiliares administrativas constrangidas. No Brasil, por exemplo, não teriam que agüentar os sermões das Rosyskas, Martas, Jandiras e Heloneidas sobre o que ainda lhes falta dizer aos homens ou obter deles. Ao abrir os jornais e ligar a TV, as mulheres não iriam mais ter que engolir aquelas pautas obrigatórias, frias, repetitivas – que repórteres bem intencionados sempre acabam encerrando com alguma mensagem bondosa (“o que seria do mundo sem elas”, e por aí vai).

O mundo precisa se dar conta desse embaraço que é passar a mão na cabeça das mulheres uma vez por ano. Talvez seja preciso surgir uma nova Luz Del Fuego para dizer: “Podem passar a mão, mas vai ser onde e quando eu quiser.”

Millôr Fernandes sempre disse que nunca conheceu uma feminista bonita. Um exagero, certamente, pois há várias. Mas a alfinetada não está ao pé da letra. A pergunta é se o feminismo, depois de conquistas históricas, seria ainda essencialmente uma arma contra as frustrações femininas, ou teria virado um clube para abrigá-las. Possivelmente seja um pouco das duas coisas, mas não há lei impedindo que se despolua a causa de seus rancores, preconceitos invertidos e entulhos sexistas – como a tal data anual comemorativa.

Não há, hoje, melhor bandeira feminista do que uma Daniela Cicarelli de biquíni: sou linda, sensual, estou à venda (minha imagem, não meu corpo), e sou inteligente, não sou boba, tenho o que dizer. E não me escondo atrás dos meus seios e das minhas coxas.

Não pode haver maior machismo do que o Dia Internacional da Mulher. Não que se trate exatamente de um ardil masculino – às vezes, o feminismo é o que há de mais machista. Trata-se de homenagem com cheiro de consolo, de concessão (quem disse que as mulheres são oprimidas? Têm até um dia que é só delas...), espécie de bijuteria moral. Como pode meia Humanidade aceitar uma migalha dessas? Por muito menos (quantitativamente), Jorge Ben esculachou o famigerado 19 de Abril: “Antigamente todo dia era dia de índio”.

Se nem o mico-leão dourado quiser o 8 de março para ele, tanto melhor. A data será declarada para sempre vaga pela comissão das notáveis que não participam de comissões (nem de clubes de frustração), um ponto interditado do calendário, vedado a homenagens. Ficará conhecido como o Dia da Desideologização da Mulher, o dia em que o sexo feminino se libertou de seu carimbo classista. Miro Teixeira e outros peludos jamais se apresentarão novamente como verdadeiras mulheres (a não ser por opção sexual que sobrevenha aos seus interesses políticos).

E as mulheres poderão voltar a se preocupar apenas em ser mulheres – o que não é pouco. Que o digam as Marias Sílvias Bastos, Daianes dos Santos, Monicas Waldvogels, Zildas Arns, Lias Lufts, Ritas Lees... Aliás, se a média se aproximar desse padrão, a outra metade da Humanidade pode ir pensando em reivindicar o Dia Internacional do Homem.

30 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom dia Nat: Eu também mostrei a minha indignação ao nosso "Dia da Mulher", não temos nada para comemorar nosso dia ainda! rsrs. :-)Bjs 1000!

2:11 da tarde  
Blogger Saramar said...

Nata
eu vim aqui para dar os parabéns, mas depois deste texto, aliás corretíssimo...... dou assim mesmo porque é parabéns por ontem, por hoje e para sempre, porque você é uma mulher linda, perfeita, inteligente e essencial e vai continuar sendo para sempre.
Então, parabéns por ser mulher.

VBeijos

4:07 da tarde  
Blogger Saramar said...

perdão, Nat...é a correria.

Beijos

4:07 da tarde  
Blogger Peninha said...

Nat.
Você merece o Dia da Natália.

4:18 da tarde  
Blogger Serjão said...

Parabéns, Nat. Mesmo que vc não queira (rs). Mas acho que vc está certa. Esse dia é antes de tudo uma caracterização de Minoria. Mas levo pelo lado romãntico. Mas sem comprar presente pq estou duro (rs) Abraços

7:07 da tarde  
Blogger Cuba Livre! said...

Esse artigo está bem Nat, mas para fazer valer a data é que tá difícil! Mas lutando se chega lá... Feliz dia todos os dias! Abraços!

7:09 da tarde  
Blogger Ricardo Rayol said...

Incrivel, se bem que depois que o picole de chuchu paulista disse que é nordestino desde criancinha vamos ver uma apelação massiça por aqui

7:31 da tarde  
Blogger Alexandre, The Great said...

No mesmo embalo poderiam ser abolidos também o "Dia Nacional da Consciência Negra", o "Dia da Sogra", o "Dia do Aposentado" e tantos outros inúteis títulos dados à mercê dos caprichos de um político.

Só não dá para extinguir o "Dia Nacional da Impunidade". Este deverá se eternizar na história do nosso país.

Mesmo assim: PARABÉNS, Nat!

7:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nat, saudades das suas rapaguaças...rsrs. Acabo de postar um pedido ao Okamotto, eu pedi para ele vir pagar as minhas contas...rsrs. Bjs e parabéns de novo.

8:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nat, deveria existir o dia internacional da consciência da violência cometida contra a mulher.
coloquei alguns exemplos lá no blog. poucos tem a coragem de admitir que são cometidos tais atos

11:57 da tarde  
Blogger Rose said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nat,
não lhe conheço pessoalmente, mas acho vc muito simpática e querida. E vejo que, ao postar esta crônica,vc diz tudo. Vc realmente é uma mulher. Sabe o que diz; diz com graça e fina ironia. Parabéns para vc sempre.

Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

1:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nat,
para variar v. disse tudo. Apesar de "tudo" parabéns...rsrs
Abs, Carlos
www.euodeiolula.blig.ig.com.br

10:21 da manhã  
Blogger ex-petista said...

Mestra Nat,
Fiz uma singela homenagem a ex-petistas e uma mau cheirosa constatação lá no meu blog.

12:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É isso aí!!!
Clap clap clap

Beijocas

2:39 da tarde  
Blogger Moita said...

NAT

Concordo. Quando voce vê dia do índio e não vê dia do branco; quando tem dia da mulher e não tem dia do homem. Já está estampado o preconceito.

beijos.

3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Perfeito, é exatamente o que sinto.

3:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nat, que análise amarga. Mas é pra refletir mesmo....

Bj., Tambosi

6:02 da tarde  
Blogger Rose said...

Nat,
Como disse ao Peninha: este é um dia da história para lamentar.
Abraços

6:30 da tarde  
Blogger tunico said...

Nat, querida. To contigo e não abro. Devíamos ter sim, o dia do ser humano. Para nos lembrar que somos sempre iguais. E que juntos fizemos e fazemos este planetinha andar pra frente.

Obs: Estava em Arraial DAjuda até ontem. Afinal, araruta tem que ter seu dia de mingau....rs.

10:06 da tarde  
Blogger Avó do Miau said...

A discriminação, ainda que pela positiva, continua a ser negativa, mas sempre recebemos mais uns presentes nesse dia! HA HA HA!
Beijinhos,
Daniela.

10:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

EU CONCORDO!!!

11:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

um comentarista do e-agora


DIZ


DIVULGUEM!!!

Dia 31 de março é o dia da revolução contra a corrupção!

O povo brasileiro, q não aceita a corrupção, já está se preparando p/ ir às ruas, e independentemente de partidos ou organizações não-governamentais, resolveu q é a hora p/ acabar c/ mais essa demonstração de paternalismo entre seus deputados e partidos, coniventes c/acordões funestos e outros crimes que serão agraciados c/ um tapinha nas costas e um sorriso cínico, o q vem aumentar a nossa indignação.
Está claro que as CPIs estão desprovidas de ética e crédito, e q nada vai acontecer c/ os culpados pelos desmandos.
Não admitimos mais ser menosprezados e muito menos coniventes de toda essa farsa q norteia o governo e suas ramificações em outros Estados e Municípios.
Estamos cansados de ser ludibriados e ridicularizados.
Estamos no nosso limite, e agora, dia 31 de março, nós instituímos o dia do combate à corrupção!
Será a nossa vez de manifestar o repúdio ao governo Lula e toda a quadrilha do PT, q está saindo impune de todas as acusações e de todos os crimes.
Nossa indignação se estende a todos os partidos e a todos os políticos, q participam deste incrível circo de horrores, onde roubar é parte indissociável do ato de fazer política.
Até prova em contrário, todos os políticos e todos os partidos são suspeitos!

FORA LULA! FORA PT! FORA CORRUPÇÃO!!


Enviado por Gaucho em 10/03/06 18:41

7:25 da tarde  
Blogger Peninha said...

ACORDA NAT
ACORDA NAT
ACORDA NAT
ACORDA NAT
ACORDA NAT
ACORDA NAT
ACORDA NAT
ACORDA NAT
ACORDA NAT
ACORDA NAT
ACORDA NAT
ACORDA NAT
ACORDA NAT
ACCCCOOOOORRRRRDDDDDAAAAA NAT

8:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deixa elas. Se vc nao gosta nem toca no assunto como eu fiz.Ignorei. Esses dias comemorativos sao coisa de gente que nao tem imaginacao e politico para encher pauta de vagabundo.A vida e um teatro.Deixa o florista vender mais flores e o homem ficar com esse papo babaca. A luta e outra.

3:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vim lendo de cima até aqui, onde tinha vindo há algum tempo. Vou ter que te por na minha blogoteca.

9:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site...
free online keno pogo Automotive air tools Neurontin gastroparesis

2:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info Teen tittan porn nude sexy latinas Teen women nude pictures First time amateur anal hot teen lesbians Jenna jameson clip sites latino Cosmetics nails christian dior strawberrynet

2:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Celebrex dosage http www.vinx.com wwwboard messages http://www.webconferencing5.info Santa cumshot breast enhancement Rome gay bars lcd monitors Aftershaves jessica mcclintock acyclovir dose http://www.interracial-5.info Gordie bouche chevrolet dealer Free internet faxes Porsche gauges

11:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

india ass lesbians cory heart lesbian indian lesbians pics gay and lesbian national hotline is lil mama a lesbian fat lesbians hardcore age play lesbian

1:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home