quarta-feira, junho 28, 2006

Teoria e Prática

Queridos amigos,

De férias, retomei um de meus passatempos favoritos: a leitura. Em minhas idas e vindas pelos rincões da internet, deparei-me com o discurso de posse de Lula. Resolvi relê-lo. Claro, não foi o Apedeuta in Chief quem o escreveu, mas será que em algum momento de seu mandato elle se lembrou de suas primeiras palavras ao povo brasileiro como presidente? Duvido...

Vamos a alguns trechos:

"Mudança"; esta é a palavra chave, esta foi a grande mensagem da sociedade brasileira nas eleições de outubro. A esperança finalmente venceu o medo e a sociedade brasileira decidiu que estava na hora de trilhar novos caminhos.Diante do esgotamento de um modelo que, em vez de gerar crescimento, produziu estagnação, desemprego e fome; diante do fracasso de uma cultura do individualismo, do egoísmo, da indiferença perante o próximo, da desintegração das famílias e das comunidades. Diante das ameaças à soberania nacional, da precariedade avassaladora da segurança pública, do desrespeito aos mais velhos e do desalento dos mais jovens; diante do impasse econômico, social e moral do País, a sociedade brasileira escolheu mudar e começou, ela mesma, a promover a mudança necessária.

Foi para isso que o povo brasileiro me elegeu Presidente da República: para mudar.


Comentário: Sim, a população clamava por mudança e por essa possibilidade, Ali Lulababá e seu grão-vizir Duda cooptaram empresários, a classe média, o povão... Aqui temos o primeiro sintoma de estelionato eleitoral. Nada mudou. O Partido do Trambique não tinha projeto de governo; limitou-se a apropriar de idéias alheias e a surfar na onda de bonança mundial (a sorte lhes sorriu).

Enquanto houver um irmão brasileiro ou uma irmã brasileira passando fome, teremos motivo de sobra para nos cobrirmos de vergonha. Por isso, defini entre as prioridades de meu Governo um programa de segurança alimentar que leva o nome de "Fome Zero".

Como disse em meu primeiro pronunciamento após a eleição, se, ao final do meu mandato, todos os brasileiros tiverem a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar, terei cumprido a missão da minha vida
.

Comentário: O Fome Zero, belíssima peça de propaganda, tal como foram as pirotecnias eleitorais do Céu Saúde (lembram da maquete?) de Martaxa e o Fura-Fila de Pitta (mais tarde, renomeado de Paulistão pela prefeita-perua). Fracassou o Fome Zero? Não tem problema! Vamos nos apropriar dos programas assistencialistas de FHC, bolsa-escola, vale gás, unificá-los e renomear para Bolsa-Família, e "vender" como nossa maior realização. E, incrível!! Que grande efeito colateral: encabrestamos o eleitorado de baixa renda e ainda podemos aclamar nosso Supremo Calango como "o pai dos pobres".

Para isso, será também imprescindível fazer uma reforma agrária pacífica, organizada e planejada. (...) vamos incrementar também a agricultura familiar, o cooperativismo, as formas de economia solidária. Elas são perfeitamente compatíveis com o nosso vigoroso apoio à pecuária e à agricultura empresarial, à agroindústria e ao agronegócio, são, na verdade, complementares tanto na dimensão econômica quanto social. Faremos isso sem afetar de modo algum as terras que produzem, porque as terras produtivas se justificam por si mesmas e serão estimuladas a produzir sempre mais, a exemplo da gigantesca montanha de grãos que colhemos a cada ano.

Comentário: Reforma Agrária pífia (até FHC fez melhor), nada pacífica (aumentaram as invasões, as mortes no campo e os ditos "movimentos sociais" agora se parecem mais com guerrilhas) ou tampouco planejada. O suposto vigoroso apoio ao agronegócio converteu-se em cortes brutais no orçamento destinado a essa área que hoje encontra-se em situação pré-falimentar; voltamos a sofrer com a aftosa; Roberto Rodrigues finalmente jogou a toalha e pediu demissão...

O governo petralha ignorou, desde seu início, a norma (criada no governo FHC) a norma pela qual toda terra invadida fica fora do processo da reforma agrária por pelo menos dois anos, continuou a dar caminhões de dinheiro aos tais "movimentos sociais" e não retaliou de forma contundente os responsáveis pela invasão na Aracruz ou mesmo do MLST à Câmara. Conivência ao extremo!

Disse e repito: criar empregos será a minha obsessão. Vamos dar ênfase especial ao Projeto Primeiro Emprego, voltado para criar oportunidades aos jovens, que hoje encontram tremenda dificuldade em se inserir no mercado de trabalho. O pacto social será, igualmente, decisivo para viabilizar as reformas que a sociedade brasileira reclama e que eu me comprometi a fazer: a reforma da Previdência, reforma tributária, reforma política e da legislação trabalhista, além da própria reforma agrária. Esse conjunto de reformas vai impulsionar um novo ciclo do desenvolvimento nacional.

Comentário: Imagine se não fosse obsessão. O Primeiro Emprego, um vexame; o desemprego continua na casa dos dois dígitos; as reformas não saíram do papel. Contudo, a carga tributária só fez aumentar. Essa, nos faz trabalhar 4 meses por ano para pagarmos as irresponsabilidades no trato da coisa pública, além de limitar a expansão do emprego.

Por tudo isso, acredito no pacto social. Com esse mesmo espírito constituí o meu Ministério com alguns dos melhores líderes de cada segmento econômico e social brasileiro. Trabalharemos em equipe, sem personalismo, pelo bem do Brasil e vamos adotar um novo estilo de Governo com absoluta transparência e permanente estímulo à participação popular.

Comentário: dos 26 ministérios iniciais, 13 ficaram com o PT, cujos membros, em sua maioria, haviam sido derrotados nas eleições (prêmio d consolação?). Benedita, Olívio, Berzoini, Dirceu, Humberto Costa, Rossetto... ahhh sim... grandes líderes!!!

O combate à corrupção e a defesa da ética no trato da coisa pública serão objetivos centrais e permanentes do meu Governo. É preciso enfrentar com determinação e derrotar a verdadeira cultura da impunidade que prevalece em certos setores da vida pública. Não permitiremos que a corrupção, a sonegação e o desperdício continuem privando a população de recursos que são seus e que tanto poderiam ajudar na sua dura luta pela sobrevivência. Ser honesto é mais do que apenas não roubar e não deixar roubar. É também aplicar com eficiência e transparência, sem desperdícios, os recursos públicos focados em resultados sociais concretos. Estou convencido de que temos, dessa forma, uma chance única de superar os principais entraves ao desenvolvimento sustentado do País. E acreditem, acreditem mesmo, não pretendo desperdiçar essa oportunidade conquistada com a luta de muitos milhões e milhões de brasileiros e brasileiras.

Comentário: sem comentários

Sob a minha liderança o Poder Executivo manterá uma relação construtiva e fraterna com os outros Poderes da República, respeitando exemplarmente a sua independência e o exercício de suas altas funções constitucionais.

Comentário: que piada! Comprou a Câmara com o mensalão; legislou através de MPs.

A grande prioridade da política externa durante o meu Governo será a construção de uma América do Sul politicamente estável, próspera e unida, com base em ideais democráticos e de justiça social. Para isso é essencial uma ação decidida de revitalização do MERCOSUL, enfraquecido pelas crises de cada um de seus membros e por visões muitas vezes estreitas e egoístas do significado da integração.

Comentário: Sob Lula, o Mercosul acabou...

Por isso, inicio este mandato com a firme decisão de colocar o Governo Federal em parceria com os Estados a serviço de uma política de segurança pública muito mais vigorosa e eficiente. Uma política que, combinada com ações de saúde, educação, entre outras, seja capaz de prevenir a violência, reprimir a criminalidade e restabelecer a segurança dos cidadãos e cidadãs.

Comentário: mais uma piada infame! Não foi construída sequer uma prisão federal. Saúde e educação foram ignoradas durante a gestão de nosso Macunaíma Gump (Prouni - um programa que privilegia a ignorância; FUNDEB, que ainda não foi implementado; ensino básico colocado em segundo plano, Reforma Universitária com características maoístas). Nós, cidadãos, nunca estivemos tão sitiados...

Cada um de nós, brasileiros, sabe que o que fizemos até hoje não foi pouco, mas sabe também que podemos fazer muito mais.

Comentário: Aha! No discurso de posse, o Batráquio reconheceu que outros governos contribuíram para o país. Já o candidato-presidente hoje afirma que o Brasil foi descoberto em 2003...

Viva o povo brasileiro!

Comentário: Coitado do povo brasileiro.

Pois é... recordar é viver. Se o Brasil não tem memória, que tratemos de ressuscitá-la. Que a oposição "tome tento" e pare de agir com covardia; chega de aceitar a máxima criada pelo grão-vizir Duda de que quem bate perde. Vamos malhar o Judas que, em terras tupiniquins, tem nome e endereço: Batráquio Apedeuta - Granja do Torto e/ou Palácio do Alvorada.

16 Comments:

Blogger Serjão said...

É o que vc disse. Por isso não tenho medo de um processo comparativo entre ele e FHC. vai depender de como vão demonstrar isso. Abraços

6:40 da tarde  
Blogger Serjão said...

Replicando o comentário;
Por isso que eu custo a crer que não aconteça um segundo turno. E seria muito interessante ver os Jobins, os sarneis que já declararam apoio ao Lula se arrebentarem. sem falar na derrota do PT, claro. Quanto á seleção, claro que não dá para gostar. este é o parreira que eu já conheço há mais de vinte anos quando ganhou uma decisão do meu time tomando um sufoco danado durante dois jogos. È muito pragmatismo. O problema é que ele próprio se colocou sob pressão. Agora que trate de ganhar. Não foi ele que disse que o importante é ganhar mesmo sem jogar bem? Agora ou ganha ou vai sofrer um processo de lazaronização, pois o torcedor não terá pena ou compaixão como teve do time do Telê que perdeu por uma casualidade. Com relação ao Governo reafirmo o que disse acima. Ainda vai ter jogo. nada está definido.
Um abração
Em tempo: Grande comentário o seu Lá na Santa. Ri demais. Tão bom quanto o post.

7:15 da tarde  
Blogger Serjão said...

Sobre seu comentário lá em casa:
Eu já estou nessa há muito tempo. Sempre disse que votaria no Alckimim. E como apanhei por isso. Porém, sem demagogia, considero o pessoal da Blogosfera inteligente e antenado demais para ser convencido de qq coisa. E eu tenho por hábito respeitar posicionamentos mesmo discordando; Mas se rolar, I'm in.

8:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amei Nat! Vou dar um jeito, de linkar seu texto, para que mais pessoas possam ler. :-) Beijo grande

8:05 da tarde  
Blogger Saramar said...

Nat, que maravilha de análise!
Já estava sentindo falta desses seus textos que me ensinam tanto.
Realmente, discurso de posse de companheiro deve ser motivo de riso apenas. Ou será de choro?
Beijos

8:45 da tarde  
Blogger Kozel® said...

Excelente,deveria ir ao ar no programa do PFL,que é a última voz que ainda sussura contra Lula.
Fico impressionado de ver como o cara comprou tudo e todos

9:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nat,

sua análise está excelente. Aliás, seus textos são sempre bem elaborados. Meus cumprimentos.

abs

Aluizio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

12:39 da manhã  
Blogger CAntonio said...

Perfeito,

Mas, como difundir melhor essa sujeirada toda?

Ainda falta usarmos as armas do inimigo:

Lambusar os muros com o LULLAdrão - FORA

8:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nat o apedeuta quando fala que foi traido, se esquece que ele trai seu partido, suas origens, seus companheiros e sua ideologia. E se houver justiça será traído no primeiro e segundo turno, ou seja mandado de volta para casa. É no que eu acredito é para isso que trabalho todos os dias. Abs. Jarbas

12:14 da tarde  
Blogger Peninha said...

Uau Nat, você está com a corda toda.
E deve estar de bom humor para conseguir ler a história da carochinha que foi o arroto pre eleitoral do cachaceiro do Alvorada.
Só lamento que os atacanteas de Gana sejam tão ruins de pontaria.
Eu torci muito por eles. Agora vou ter que torcer pelos franceses. É quase como votar em Lula ou Quercia.
Mas em casa tenho uma dose cavalar de Plasil..........
Agora só falta o nosso encontro.

4:44 da tarde  
Blogger Alexandre, The Great said...

Nat.

Nem o mais desmemoriado debilóide consegue esquecer isto que voce acaba de elencar; e ainda teremos a campanha na TV e no rádio que se encarregará de relembrar tais episódios aos "lobotomizados renitentes".

Bjs,

10:56 da tarde  
Blogger Orlando Tambosi said...

E isto foi apenas ontem!

E o povão, claro, também não está nem aí.

Bj

11:34 da manhã  
Blogger Walter Carrilho said...

Eu dei uma sumida, mas estou de volta!

Pois é, mudança só foi pro Lulinha. Mudou de São bernardo para um palácio que vive em reforma...grrrr...

12:19 da tarde  
Blogger tunico said...

É isso aí, querida Nat. E a reação já começou. Alckmin reduziu a desvantagem à metade. A Seleção perdeu, e o Lula que Zidane!

8:41 da tarde  
Blogger Ricardo Rayol said...

Mandou muito bem!!!

10:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... Used chrysler prowlers for sale order butalbital Yellow malpractice Zocor side-effects Playboy seat cover Mazda 626 timing belt replacement headlight rx7 mazda Advent tv sevice mode 9227 oldsmobile bravada starting problems Washington dc + cherry blossom web cam protein and supplements oral white strips forums Weyth company centrum vitamin on line printable coupon

1:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home