segunda-feira, outubro 23, 2006

Sobre invenções, descobertas e injustiças

Queridos amigos,

Grandes injustiças foram cometidas, ao longo da história, com reais desbravadores em seus campos, seja por ações de marketing, seja por desinformação, seja por jogo de interesses. Vamos a alguns exemplos:

Quem inventou o telefone?

Pouca gente sabe mas, Alexander Graham Bell (1847-1922) não foi o inventor do telefone e sim o pobre imigrante italiano Antonio Meucci (1808-1889), nascido em Florença. Este fato foi oficialmente reconhecido pelo Congresso Nacional dos EUA em 15 de junho de 2002, encerrando um longo período de 113 anos de controvérsias. Meucci, que teve tudo para ser uma das maiores fortunas dos EUA, morreu pobre na cidade de Nova Iorque.

Quem inventou o sistema operacional DOS?

Não, não foi a Microsoft! A Seattle Computer Products é a verdadeira mãe do sistema operacional DOS. Visando a algo muito maior, Gates comprou os direitos autorais do sistema da empresa por meros US$ 50 mil e deu início ao seu impressionante império.

Quem inventou o comunismo?

Karl Marx e Friedrich Engels? Engano! Esta é uma mentira que todos repetem. Marx e Engels foram apenas os lançadores do comunismo, em 1848, com o famoso manifesto, escrito por Marx, baseado em um rascunho de Engels. O comunismo nasceu antes disso. Seu verdadeiro criador foi o quase desconhecido Moses Hess, guru tanto de Marx quanto de Engels, que os converteu, separadamente, ao novo credo.

Quem inventou o rádio?

O italiano Guglielmo Marconi é geralmente considerado o pai do rádio: seu invento de 1895 transmitia e recebia sinais de telegrafia pelo código Morse. Porém, dois anos antes o padre brasileiro Roberto Landell de Moura já fazia seus primeiros experimentos de radiofonia. A paixão pela física o tornou pioneiro na descoberta do telégrafo sem fio, do telefone sem fio e da radiodifusão e precursor do desenvolvimento das fibras óticas. Infelizmente, seu reconhecimento é inexpressivo.

Quem descobriu o Brasil?

Esqueçam o que aprendemos na escola! Historiadores sustentam a hipótese de Duarte Pacheco ter sido o verdadeiro "descobridor do Brasil", em 1498, viajando em segredo. Isso reforça a tese de que a viagem de Pedro Álvares Cabral foi uma operação secreta arquitetada pela Coroa portuguesa, dois anos depois da verdadeira descoberta, para formalizar a posse das terras. Assim, Cabral fundou o Brasil, mas não o descobriu.

Não gostou de Pacheco Duarte? Há outra possibilidade. Em 26 de janeiro de 1500 (quase um mês antes do descobrimento oficial do Brasil), o navegador espanhol Vicente Pinzón teria chegado a um novo território no além-mar, desconhecido pelos reinos de Portugal e Espanha.

Pois é... e olhem que nem citei o caso mais famoso sobre quem é o verdadeiro Pai da Aviação, pois não quero entrar na polêmica de se o que vale é vôo com ajuda de catapulta (caso dos irmãos Wright) ou não...

Será que daqui a alguns anos "aprenderemos" nos livros de História que Lula foi o responsável pelo controle da inflação no país? Ou que levou a Petrobrás à auto-suficiência em petróleo? Ou mesmo que criou o Bolsa-família? E, por fim, será Lula creditado como o "pai" do Biodiesel (sobre esse assunto, leiam os excelentes blogs do Camarada Arcanjo e do Moita)? Só o tempo dirá!

23 Comments:

Blogger Serjão said...

É capaz, nat; O que vale é e versão e vc explicitou várias delas. Mas se eu estiver vivo eu desminto ainda elejo o autor do livro "Bundão da Semana"

8:26 da tarde  
Blogger Al Berto said...

Olá Nat:

Gostei da pesquiza histórica :-)
Huff!... até que enfim que visitas-te o Estados Gerais.
Eu tenho aqui vindo regularmente só não tenho comentado.
Mas como és uma boa amiga, é como vês, a reciprocidade está garantida.

Um beijão,

8:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nat guerreira: só posso afirmar "QUE A NOSSA INDIGNAÇÃO, LEVE À AÇÃO"! Pois estou exausta de tanto me indignar em vão... :-) Bjs

8:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pô, Nat,

estás pegando todo mundo!

Quanto ao comunismo, acho que é ainda mais antigo: já tinha o primitivo, entre a bugrada, ainda que sem esse nome. Ou seja: asneiras, nossa espécie comete desde sempre.

Bj

8:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para rir:

1. petista = idealista
2. petistas = dois camaradas
3. petistas = bando de terroristas
4. petistas = turma do mensalão.

9:00 da tarde  
Blogger Jorge Sobesta said...

Nat,

Eu ví aquele filme Piratas de Silicon Valley. O Bill Gates só fez mesmo a linguagem Fortran. Oresto roubou de Steve Jobs, que por sua vez roubou da Xerox e aperfeiçoou. Bill Gates vendeu a licença do DOS para a IBM sem mesmo tê-lo. Chame-me de corrupto, mas eu não compro nenhum windows ou outro software que seja da Microsoft.

Quanto ao Lula, vai sumir na poeira do tempo. Com o picolé de chuchu afrouxando, é melhor que ele ganhe mesmo e faça suas cagadas de uma vez, porque senão, vai ser o eterno coitadinho preconceituado que não teve tempo pra mudar o Brasil.

Um Grande abraço.

9:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isso que elllle ainda não reivindicou algumas páginas do Guiness Book para colocar seus recordes históricos. Tem página policial no Guiness?

Abraços Nat.

8:54 da manhã  
Blogger Kafé Roceiro said...

Infelizmente, Nat, ouço pessoas darem crédito a ele de isso tudo. E fico puto! Aí falo, falo, consigo convencer esses poucos. Mas e os tantos? Puxa, tem gente esclarecida, estudada que vai votar no Lula. A questão é que eles vivem do "Rouba mas faz", na cabeça deles. Isso é triste, muito triste.

10:50 da manhã  
Blogger Kaka da Motta said...

Nat,
eu to com Serjão hehehe...
Pô Nat seria muito castigo pra nós, começo a achar que Deus não é mais brasileiro...
bjka

1:10 da tarde  
Blogger Defensor said...

Saudações Nat!
Sempre gostei de história, mas das injustiças mencionadas só sabia da do telefone, excetuando-se a balela dos irmãos Wright.
Quanto ao biodiesel, sem comentários...

1:24 da tarde  
Blogger Saramar said...

Nat, muita boas as informações.
Imagino que esta tragédia possa acontecer. Você sabe, os esquerdistas têm mania de apagar a história e refazê-la sob sua ótica desonesta.
Ainda bem que o Serjão, lá do céu nos protegerá disso (risos).
Sobre o biodiesel, imprimi os posts dos dois mestres e vou estudá-los atentamente.

Beijos, querida.

9:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lula já ganhou sim.
Por que Lula Ganhou(ou ganhará, se preferem)?
Foi graças à sua competência?
Não
Graças ao trabalho de funcionários públicos trabalhando como militantes pró
Lula em GDs e foruns??
Tambem não!
O Alckmin é muito fraco, é pior?
Não mesmo!!
Lula ganha por que as classes economicamente dominante assim o quer.ganha
por que A Globo, que o elegeu, assim o quer.
Essa é a verdade do mito Lula:Ainda é interessante aos ricos (banqueiros
principalmente) que ele permaneça no governo
..........
Bom ,essa é minha humilde opinião, a qual eu próprio acho simples demais,
mas não consigo enxergar outra verdade política.

9:42 da tarde  
Blogger Serjão said...

Nat. Acho que já era. Até o Reinaldão entregou os pontos. Abs

9:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11:42 da tarde  
Blogger Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. said...

Nat,

Se em 20 minutos tudo pode mudar, então em quatro dias podemos não só mudar mas transformar este país, claro que terá que ser com mais uma enorme mancada do apedeuta. Será que teremos está sorte. Salto alto costuma provocar tombos. Vamos aguarda. Enquanto aguardarmos vamos ajudar a colega Alcinéa Cavalcante, unica jornalista blogueira brasileira em destaque internacional, entre 10 no mundo inteiro. Ela precisa de nosso voto no The Beste of the blog reporter. Vamos ajudá-la ! ? Jarbas do Aparte.

12:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Às vezes até penso que todos estes escândalos foram tramados pelo próprio PT numa cartada muito alta e mais ainda arriscada para: Desmoralizar, primeiramente, o Congresso Nacional, mesmo queimando muitos de seus nomes (alguns talvez não previstos)até mesmo para mostrar que 'corta na carne' para ser honesto, nós sabemos que é inócuo já q os mesmos ainda estão ou voltarão ao poder de alguma forma.

Segundo, dividir o país, incitar a luta de classes e racas, criminosos viraram vítimas da 'zelite' e até japonês virou destruidor de 30 anos de trabalho sofrido dos pobres nordestinos pedreiros. Conseguiu também!!!

Terceiro, talvez nem planejado, conseguiu desmoralizar e/ou dividir instituicões como PF, MP e o Judiciario já sempre antes tão lerdo, ineficiente, moroso e agora corruptível e até o quarto poder acabou desmoralizado como sendo parcial e suspeito.

Quem resta com a imagem íntegra, incólume, intocável e até mais forte para apontar o dedo e acusar, bradar e clamar por seus feitos de vale-esmolas(que tanto agradam o povão do pão e circo e é tudo o que interessa!) neste mar de desmoralizacão e divizão de tudo e todos???

LULA! O mito, o salvador dos pobres e oprimidos, o 'coracão valente', traído e solitário liderando o povo na sua luta contra a poderosa e infame 'zelite'! O importante foi todo o teatro que Lulla encenou com perfeicão de 'pobre coitado vítima das elites e dos amigos traidores como Jesus e outros personagens históricos' e se manter carismático com o povão idiotizado e conseguiu!

A idéia central sempre foi: se perder, perde tudo; se ganhar, ganha tudo.

Abrem-se as cortinas para o ato final! Matam-se os Poderes da República, enterra-se o Estado Democrático de Direito! Nasce um ditador: Lula!

9:35 da manhã  
Blogger Blogildo said...

Eu jurava que Lula era o verdadeiro "descobridor do Brasil". hehehehehehehe!

2:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

6:04 da tarde  
Blogger Camarada Arcanjo said...

Ih! O petralha está descontrolado. rsrsrs

8:16 da tarde  
Blogger Camarada Arcanjo said...

Sem essa de entregar os pontos, Serjão.

Se o cara (RA) está fazendo campanha é porque acredita no seu candidato, faltando uma semana entega os pontos!!

Assim não dá. Quando eu entro numa briga eu só paro morto. Vamos tocar para a frente esse picolé, que ainda dá.

Se não der, o plano B será detonar o FHC, que já disse que depois das eleições fará as pazes.

Em resposta o Jaques Wagner disse que depois das eleições não acredita que essa disputa "fraticida" continue.

O bahiano sabe que sempre foram "irmãos", né verdade?

8:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ele será lembrado como o presidente proletário que se embriagou com o poder levando parentes e amigos a um coma etílico que fizeram evaporar milhares de papel moeda

9:22 da tarde  
Blogger Ricardo Rayol said...

A vida é injusta.... mas pelo menos nós sabemso quem inventou o avião... dá-lhe Brasil-sil-sil.. mesmo ele morando em Paris por que aqui não tinha recurso nenhumpara fazer o que fez.

9:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

8:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home