Por que agosto é chamado de mês do cachorro louco?
As cadelas entram no cio duas vezes por ano. Nessas ocasiões, os machos ficam enlouquecidos e disputam a atenção das fêmeas. A briga entre eles favorece a disseminação da raiva, uma doença infecciosa transmitida pela saliva do animal. Os bichos contaminados babam bastante, o que lhes dá um aspecto de malucos. Por isso, a expressão cachorro louco. O mês de agosto entra na história porque, apesar de não haver comprovação científica, acredita-se que este seja um dos períodos férteis das cadelas. Fonte: Guia dos Curiosos (
clique aqui)
E estamos chegando em agosto!!! Mês do meu aniversário (ufa!!! está acabando meu inferno astral). Mas o oitavo mês do nosso calendário não é bem aceito com bom gosto pelo povo. É mais conhecido pelo chavão:
"Mês de Agosto! Mês de Desgosto."Todo mundo quer logo que ele acabe, com o medo que algo de sinistro ocorra durante o mês. Coincidentemente sempre ocorrem tragédias. Vejamos algumas:
- Foi na noite de 2 de agosto de 1989 que o rei do baião,
Luiz Gonzaga abandonou sua sanfona.
-
Mãe Menininha do Gantois, uma das mais famosas mães-de-santo do Brasil desencarnou no dia 13 de agosto de 1986 em Salvador.
- Em 15 de agosto de 1909 foi assassinado o escritor
Euclides da Cunha, autor da famosa obra - Os Sertões.
- O presidente do Brasil e do coração do povo (não, não é Lula!!!),
Getúlio Vargas suicidou-se no dia 24 de agosto de 1954.
- No dia 21 de agosto de 1940, falecia o líder político
Leon Trotsky no México, deixando o socialismo abalado.
Parece que tudo quanto é de ruim acontece neste mês, "
agourento" como diz o sertanejo. Mês de "
urucubaca" e dos "
diabos". No folclore, a "Caipora" se dana no mês de Agosto pela mata assombrada. O "
Saci", aparece feito o cão chupando manga durante todo o mês de agosto. E o gaiato do "
Tinhoso", de chifres e rabo fedorento , toca fogo no campo e na cidade incendiando quase tudo que vê pela sua frente. A cultura da superstição, da "desgraça e tragédia", veio com os nossos "colonizadores," nestas quadras populares já cantadas em Portugal:
"Maio engrandecer,
Junho a ceifar,
Julho debulhar,
Agosto recolher"
Mas o mês de agosto, neste ano de 2006 pode ser a nossa redenção. O cachorro louco da vez (valham-me os deuses!!!) será o supremo Apedeuta. Explico.
- Em 1 de agosto,
Dia Nacional do Selo, cairá definitivamente a máscara e o "selo de qualidade" que nosso Macunaíma Gump possuía perante os mais pobres.
- 5 de agosto.
Dia Nacional da Saúde. Das terras tupiniquins serão banidos os piores males à sanidade/saúde da população: aqueles que alimentaram os sanguessugas, mensaleiros, etc (por "aqueles" leia-se Batráquio e corte petista).
- 11 de agosto.
Dia do Advogado. Finalmente, a OAB perderá o medo e pedirá o impeachment do Ilusionista in Chief!!!
- No Dia dos Pais, 13 de agosto, receberá um presente de grego do Lulinha. Finalmente terá que prestar contas sobre os milhões recebidos pelo primeiro-filho da Telemar, assim que a propaganda eleitoral nas TVs/rádios se iniciar.
-
Ascenção de Nossa Senhora, em 15 de agosto. A data em que "ela" ouvirá nossas preces e enviará os anjos guerreiros para livrar-nos de todo o mal, que atualmente se resume em dois nomes: Luiz Inácio e PT.
- Pulemos para 23 de agosto.
Dia da Injustiça. Neste dia, a justiça será feita!!! Saberemos que Lula sabia!
- 25 de agosto.
Dia do Soldado. Nós, os bravos soldados da oposição a este desgoverno receberemos medalhas de honra ao mérito por não desistirmos da luta, por perseverarmos. Já os rasos soldados da militância petista descobrirão que sofreram lavagem cerebral e finalmente acordarão para a realidade (durante o processo, muitos se recusarão a encarar os fatos e sucumbirão).
- Em 27 de agosto,
Dia do Psicólogo, Freud retornará dos mortos e explicará para todos nós a retenção na fase "bravatal"- anacrônica dos cumpanhêros.
- E finalmente, em 31 de agosto, comemoraremos com gosto o
Dia da Nutricionista, pois estaremos mais magros após perder inomináveis quilos do ranço petista/lulista que nos malogrou por intermináveis quatro anos.
Bem... sonhar não custa nada. Que venha agosto!! E que as pragas de "agourento", "urucubaca", "Caipora", Saci" e "Tinhoso" recaiam sobre a mesma pessoa: o cão sarnento que nos (des)governa. E que com gosto cheguemos a outubro!